IROKO 2015 NO AXE OPO AJAGUNNA
IROKO
Neste
ano de 2015, a festa de Iroko que celebra o final das funções de Osala no AXE
OPO AJAGUNNA comemora seu segundo ano.
Orixá Iroko é pouco cultuado no candomblé, mais um orixá muito respeitado
pelos africanos, sendo um santo que representa a ancestralidade.
Iroko representa o tempo. É a árvore primordial. A primeira dádiva da terra (Oduduya)
aos homens. Existe desde o princípio dos tempos e a tudo assistiu, a tudo
resistiu e resistira. Mesmo assim é pouco cultuado no candomblé brasileiro.
Iroko representa o tempo. É a árvore primordial. A primeira dádiva da terra (Oduduya)
aos homens. Existe desde o princípio dos tempos e a tudo assistiu, a tudo
resistiu e resistira. Mesmo assim é pouco cultuado no candomblé brasileiro.Iroko é a essência da vida reprodutiva. Do poder da terra. Alguns mitos dizem
que Iroko é o cajado de Oduduya,
a terra, que através dele ensina os homens o sentido da vida. É a permanência
dentro da impermanência e impermanência na permanência. O ciclo vital que não
muda com o transcorrer da eternidade. A infinita e generosa oferta que a
natureza nos faz, desde que saibamos reverenciá-la e louva-la. É também
conhecido nos candomblés como “Tempo”, embora seja uma designação própria do
rito angola. Diz o mito que no princípio de tudo, a primeira árvore nascida foi
Iroko. Ele era capaz de muita magia, tanto para o bem quanto para o mal, e se
divertia atirando frutos aos pés das pessoas que passavam.