ÁGUAS DE OXALÁ NO AXE OPO AJAGUNNA

No Axe Opo Ajagunna, as ÁGUAS DE OXALÁ tem inicio alguns dias antes quando executa-se as oferendas aos Ancestrais (Baba Egun, Atinsa Oya Tunküé, Iya Mi N'la e Esu), após as devidas oferendas, faz-se os oferendas referentes à CASA DO ORISA denominado de Oro Ojulè onde trazemos para o templo uma partícula de ORISA N'LA e de todos os demais Orisas Funfun que nascem da mais pura e cristalina água a brotar do próprio solo.

Ao entardecer do dia 19 de março (coincidentemente o nascimento da Matriarca do Axé, Iyalorisa Kaiambura), termina os preparativos da cabana de Oxalá onde Obis, Orogbos, inhames e canjica são arreados dentro da mesma aguardando assim o Igba Orisa N'La que deverá ser colocado no Ba'Lotyn iniciando a lei do silêncio logo após a abertura das nozes de cola.

Tendo a frente o Babalorisa da Casa "Mogba Klaudio" iniciá-se a procissão, apanhando águas e trazendo para o Ba'Lotyn. Quartinhas, baldes de zinco, talhas e tantos outros recipientes são cheios daquelas águas e em silencio absoluto trazidos para lavar Oxalá traduzindo assim, na verdade, são grandes quantidades de águas para lavar nossos pecados do ano anterior, uma vez que as ÁGUAS DE OXALÁ marcam a entrada do nosso Ano Novo Religioso Yoruba.

Tudo tem como finalização desta parte das cerimonias à Oxalá, um pequeno Sire onde invocamos a força do nosso Grande Pai que ao entardecer terá a sua outra cerimonia denominada de Orosise Osalà que será seguida pela Mesa de Osalà (tabili kan Orisa Funfun) & Procissão do Ala.


Fonte: Mogba Klaudio d' Osala (Tenda Espirita Caboclo Jaraguá)

Postagens mais visitadas deste blog

Olooke, Oloroke, Osun Oke, etc. O Orisa do Monte, das Montanhas

ENTREVISTA DE PAI VALDEMIRO DE SANGO (parte 01)