IYA AGBA KAIAMBURA (ESA OYA TUNKÜÉ)

IYA AGBA KAIAMBURA 
ESA OYA TUNKÜÉ


Maria Dias Abdalla (19 de março de 1925 – 07 de julho de 1990)
Maria Abdalla, a qual sempre fora Católica, teve sua vida mudada no ano de 1961 quando deparou com uma preta velha que por motivos de sua saúde fora ter uma consulta, na consulta, Maria teve sua primeira incorporação no Ekurun Sr.07 Encruzilhadas. Alguns anos depois de se tornar umbandista, José Gonçalves (até então noivo de sua filha Marjone) a levou a uma saída de santo na casa da qual seria sua futura Mãe de Santo. A saída era o nome de um Iyawo de Iyansã conhecido hoje como “Pai Adilson de Iyansã” já falecido.
Maria na hora da dijina do mesmo, “Bolou no Santo” e em janeiro de 1965 a mesma fora iniciada pela saudosa Mameto Minakenã d' Zazy em águas da Nação Angola sob o nome de “Kaiambura”.
Mameto Minakenã iniciou a primeira Iyawo de Kaiambura em abril de 1966 (Maria d’ Dandaluna) logo após ter sido fundado a sua casa “Tenda Espírita Caboclo Jaraguá”.
Mameto Minakena, junto a Kaiambura, iniciou mais 06 Iyawos dentro de sua casa.
Kaiambura ficou na Nação de Angola até novembro de 1971 onde Pai Kajaide a ofertou com sua “Obrigação de 05 anos” na nação de Efon onde ainda confirmaram duas Ekejiys (Fátima d’ Iyansã & Leda d’ Osun, ambas falecidas).
Em 1975, Iya Kaiambura recebe seu Oye pelas mãos do saudoso Pai Kajaide de Osala tornando assim seu Ile em Asé Efon e o nome da mesma em ILE ASÉ OYA MESAN.
Em 1982 recebeu das mãos do Babalorisa Vivaldo de Ologun-éde seu 14º Ajodun, o qual, em novembro de 1982 iniciou seu neto como Herdero do ASÉ OYA MÉSAN.

Iyalorisa Kaiambura nasceu e conviveu assiduamente em meio a grandes nomes da Religião dos Orixas tais como Pai Valdemiro de Sango, Diniz d’ Osun, Claudio d’ Aiyra, Pai Bobó d’ Iyansã, Mãe Toloke, Ogunsilé, Pai João d’ Oxun, Mãe Dan, Mãe Sigmy e tantos outros nomes famosos.
Após anos de Asese, no dia 27 de julho de 2011, Iya Agba Kaiambura torna-se "Esa Oya Tunküé" e a partir desta data, seu Esa faz parte do ritual do Ipade ,no AXE OPO AJAGUNNA e em todas as casas de Asé que são raízes do nosso Asé.
Iya Kaiambura partiu ao Órun no dia 07 de julho de 1990.







Postagens mais visitadas deste blog

Olooke, Oloroke, Osun Oke, etc. O Orisa do Monte, das Montanhas

ENTREVISTA DE PAI VALDEMIRO DE SANGO (parte 01)