KETA LEEKAN 2019 - ITAN (histórico)


AXE OPO AJAGUNNA 574
ITAN KETA LEEKAN 2019
(Iya Mi Osorongá – Osun – Ibejy – Ologun-édé – Aiyra – Oya – Sango – Agodo Salugbá & Iya Masse)

15 DE MAIO – EGBÓ’S – EGUN AGBA OSUN – EGUN AGBA OLOGUN

Pela manhã, o Atokun Claudemir deixou toda a comida seca que seria usada nesse dia, pronta. Dia cheio para mim “Mogba Klaudio”, feira, arriar Amalá, abrir o Ojugbo Aku. Muita coisa para ser feita, porém feito com maestria.
Ao abrir o Ojugbo Aku, prontamente Egun-Agba alafiou, dando a sequencia de respostas para mim, que satisfeito bati Pawó e virei a bebida favorita Dele na terra, seguiu o Amalá Aiyra, tomei um lanche rapido e terminei as coisas para o Oro Egun Agba Osun e Ologun-édé, além do Egbo na casa.
Ao anoitecer, passei o Egbó na casa e logo em seguida o Oluponã Carlos e o Pejigan Alaor chegaram para os devidos Oro’s. Baba Pê (Ligado a Osun) foi o primeiro a ter seu Oro que em seguida fora O Baba que segue Osossy & Ologun-édé. Tudo fora devidamente alafiado e em paz.

16 DE MAIO – EGUN AGBA AIYRA E SANGO
Dia muito calmo, chovia torrencialmente, às vezes mais forte, as vezes menos forte, porém o dia inteiro. As 19 horas fora dado Oro à Baba Egun de Sango e de Aiyra pelas minhas mãos e com a ajuda do Oluponã.

17 DE MAIO – EGUN-AGBA (MARIAZINHA) E BABA EGUN OYA MÉSAN
Dia de finalizar as funções de Baba Egun, pela manhã o Atokun Claudemir montou dois Egbó’s de cliente e as comidas secas para o Egun-Agba (Mariazinha). Oluponã fez as 09 papas para Egun-Agba onde eu arreei no Ojugbo Aku e em seguida, após os Egbó’s do cliente terminei o Oro de Baba Egun de Oya Mésan.
Tudo finalizando com sucessos e todas as lobasa’s abertas.

18 DE MAIO – OSÉ IYA MI OSORONGÁ
O dia amanheceu chuvoso, estava pensando em como às senhoras da casa iriam fazer o Osé e dar as oferendas a Iya Mi Osorongá embaixo de chuva, porém a chuva passou assim que todas as aves chegaram por volta do meio dia. Iniciou assim o Osé, o sol começou a despontar, depois do Osé feito em Iya Mi como todos os anos, as mulheres começaram a conversar, sorrir e euforicamente estavam se sentindo bem até demais, porém, determinei com voz firme e um tanto rude, iniciem rápido o Oro, pois aquele pequeno sol que estava pairando deu entrada para ventos frios e nuvens escuras que parecia chamar chuvas. Silenciaram-se e assim rapidamente, porém silenciosamente foram ofertadas as aves à Iya Mi, rapidamente destrinchavam-nas e iam lindamente arrumando dentro do balaio. Todas as aves foram divididas entre as mulheres e a Iya L’Monde Rosana levou o carrego para uma floresta distante. Terminou as 15:45 horas.  Alafia! (Adejola - Ana Lucia – Batista – Bell – Daiana – Djanira – Érika – Fabiana - Fátima d' Osun – Gislene – Iraci – Jurema – Lanna – Lilian – Lucy – Márcia – Marjone - Mayra Ekejiy – Norma - Oya Dana – Roberta – Rosana – Tolobo – Yolanda)

20 DE MAIO – ORO ESU’S
Cerca de 15 horas da tarde deu-se inicio aos Oro’s de Esu’s por mim e pelo Oluponã e Ewerton d’ Ogun. Tudo alafiado. Fátima e Ekejiy Bell fizeram os Asé’s que foram arriados antes das 18 horas.

21 DE MAIO – OSÉ – ORO OJULE & BORY
Dia produtivo e de muitas coisas. Pela manhã Osé total de Osun, Ologun-édé, Ibejy, Sango, Aiyra e Oya Mésan. Muitos Igba’s para serem limpos, enquanto algumas Omorisa’s davam Osé nos Igba’s, outras começam a preparar os Egbó’s e os Bory’s da Iya Kekere da Casa (Marjone) e da Iya Otun Odé (Fabiana). Serviços, carrego, Osé. Muita coisa, porém tudo muito bem disciplinado e harmonioso. Iyamoro Bell ofertou Bory na cabeça da Iya Kekere (Minha mãe) enquanto que eu ofertava a cabeça da Iya Otun Odé. Tudo feito e sempre muito harmonioso. Aquelas lobasa’s e Obis que se abriram estavam correto.

22 DE MAIO – ORO OSUN’S & OLOGUN-ÉDÉ
Esse dia, começou um pouco mais tarde, a saída do Balogun Ewerton e do Atokun Claudemir para apanhar folha de Osibata se estendeu muito. O Oro começou eram 17 horas com a abertura dos obis, Orogbo’s e atarés. Várias Osun’s, Oya, Aiyra e apenas um Ologun-édé tiveram seus Oro’s. Na cozinha tudo estava organizado com a Ekejiy Bell e Ekejiy Mayra na preparação dos Iyanlé’s. as Egbomy’s Lanna e Daiana juntamente com o Iyawo Dodo d’ Oya deram os Osé’s deixando todos os Igba’s limpos. Iya Osun e Ogotun Mauricy começaram a preparação do Ebun Osun.

23 DE MAIO – OSUN MOGBA KLAUDIO & IYEPETÉ 2019
Amanheceu, eram 06 e 15 da manhã quando eu desci para iniciar como de costume o Oro de minha Osun, esse ano comeram além dela, meu Ologun-édé, Ibejy e minha Iyemonja. O merindilogun confirmou isso, apenas bichos de pena a todos. O presente ergueu-se para as cabeças de todas as Osun’s e Ologun-édé que vieram prestigiar os meus 55 anos e os 24º Odun Yeye Osun Iyponda. O Ologun-édé do Ogotun, juntamente com a Iya Egbé Érika e o Asogun Batista foram levar o presente nas águas. O Bolo, como sempre, fora repartido e eu em fim fui descansar um pouco.
A tarde os Egbó’s dos Omorisa’s de obrigação, Atokun Claudemir, Silvia d’ Iyemonja e Andriele d’ Oya, mais uma vez o Oluponã juntamente com a Iya Osun passaram os Egbó’s e mandaram à seus caminhos. A Iya Osun junto do Ogotun Mauricy fizeram o Oro da Mãe de Osun no Sabajy juntamente com a Iya Olopeté Senny e Isabel d’ Osun. Tudo rezado, cantado e os Orisa’s partiram para a cozinha para a preparação do Iyepeté que iria sair de noite.
A Iya Otun Sango Alessandra ficou na cozinha pois a Iya Kolaba estava adoentada, uma única festa a qual ela não estava.
Em forma restrita com a presença apenas dos Omorisa’s e de alguns amigos, o Iyepeté saiu à sala com o Baba Egbé Mykke na devida organização junto da Iya Egbé Érika. Tudo devidamente organizado e íntegro – Adejola – Andriele – Alaor – Alessandra - Ana Lucia - André d' Osala - Anna d' Osanyin – Batista – Bell - Carlos d' Aganju – Claudemir – Daiana – Djanira – Dodo – Érika – Ewerton – Fabiana - Fátima d' Osun – Gamo – Gislene – Hysadora – Iraci - Isabel d' Opara - Isabella d' Ologun-édé – Juan – Jurema – Kelly – Lanna – Lucy – Márcia – Marjone – Mauricy - Mayra Ekejiy – Milton – Mykke – Neide – Norma - Oya Dana – Roberta – Senny - Silvia d' Iyemonja – Tolobo – Vladimir.





















































24 DE MAIO – BORY DAS OBRIGAÇÕES
Era sexta-feira, o carrego do Iyepeté fora levantado, fora dado Osé no Igba da Mãe de Osun. Tudo levantado e entregue em seus caminhos.
Segue a preparação dos Oro’s do carrego daqueles que estavam de obrigação. O Balogun Ewerton e o Oluponã Carlos fizeram o Oro dando comida a vários Igba’s enquanto a Iya Osun juntamente com Fátima (Iya Osy Igbi) e Tolobo (Iya Olokotun) preparavam o Bory.
21 horas tudo estava calmo e os Bory’s feitos aguardando às 04 horas para Dodo d’ Oya levantar e lavar as cabeças dos Omorisa’s.

25 DE MAIO – ORO SANGO – AIYRA & OYA (Orosise das obrigações) – FOGUEIRA
Para mim, um dos dias mais importantes do Axe Opo Ajagunna, momento em que eu me encanto com o ritual da Fogueira. Pela manhã, todas as bandejas de temperos, akasas, velas, farinhas, já estava prontas. Todos os bichos já haviam chegado um dia antes para que descansassem. A primeira fogueirinha estava pronta para o Iyanlè de Iroko que iria ter ser Oro, as coisas desse Orisa, aqui no Axe Opo Ajagunna são feitas do lado de fora de casa. Fogueirinha pronta, avistei a grelha das águas pluviais e pedi para o Balogun colocar elas sobre a fogueira com o propósito de preparar as comidas, ao mesmo tempo observei que sobre a casa de Onã tinha uma tigela com ajagbó fervendo. Prontamente fui retirar o ajagbó daquele local foi quando meu pé direito entrou no vão das águas pluviais e o ajagbó virou sobre meu corpo, mais... ”não me queimei” ... (Ina k’Joba – o fogo não queima o rei), mais meu tornozelo estava com uma dor incrível.
Foi dado Oro à Iroko e a Atinsa Oya Tunküé pelas mãos do Balogun e do Oluponã. Logo mais chegaram os Asogun’s Batista e Vladimir, deram sequencia aos Orosise. Oya Mésan, Osossy, Aiyra, Iyemonja e Sango com o imolamento do seu animal.
As aves foram para a cozinha para a preparação dos Iyanlè enquanto o Baba Elemosó André e a Iya Egbé Érika montava a Fogueira.
Mais tarde, eu fui rezar a Fogueira para acendê-la, a mesma estava alta, larga, majestosa como o Amalá Ifyn entregue pelo Sango do Oluponã dentro da mesma.
Houve o Hun dos Orisa’s terminando com um toque de Pawó. – Adejola – Adriele – Alaor – Alessandra - André d' Osala – Batista - Carlos d' Aganju – Claudemir – Daiana – Dodo – Érika – Ewerton – Fabiana - Fátima d' Osun – Gislene – Hysadora – Iraci - Isabel d' Opara - Isabella d' Ologun-édé – Juan – Jurema – Kelly – Lanna – Marcia – Marjone - Mayra Ekejiy – Mykke – Neide – Nononsyi – Senny - Silvia d' Iyemonja – Tolobo – Vladimir - Yolanda




























26 DE MAIO – 02º AMALÁ SANGO AGODO SALUGBA
Eu arrie o segundo Amalá Sango.
27 DE MAIO – COMIDA SECA À IYA MASSE
Segunda-feira, Oluponã Carlos arriou a comida seca para Iya Masse no final da tarde.

28 DE MAIO DE 2019 – AMALÁ À AIYRA

Terça-feira à tarde, eu arrie o Amalá para Aiyra.

29 DE MAIO DE 2019 – OROSISE AGODO SALUGBÁ – AIYRA & IYA MASSE
Quarta-feira, durante todo o dia chegavam os quiabos para o Amalá Agodo de 2019. Todas as mulheres que não trabalham fora começavam a chegar e picavam o mesmo, enquanto outras picavam em rodela para o ajagbó Aiyra.
Iya Kolaba entrava na cozinha para preparar o feijão gordo junto do Baba Egbé enquanto a Iya Sango começava a preparar os dois Amalá’s, um para Aiyra e o de Agodo Salugbá com muita pimenta. Nesse momento terminava a base do Ekuru-Ara.
Todo o Oro rezado, os Orogbo’s alafiando. Começou a Mojuba anual de Agodo e em seguida o Atokun Claudemir copou o animal sagrado à Aiyra, eu, com as mãos estendidas lavei minha cabeça com aquele ejé frio entrando em comunhão com aquele que meu pai Vivaldo fez à 36 anos atrás quando me iniciei em águas de Efon.
O Asé Iná (Ajere) saiu na sala na cabeça de Aganju do Oluponã e logo em seguida, Sango da Iya Sango Márcia rodava o Amalá.
Como sempre, enfiei a mão direita no centro do Amalá e retirei uma porção para eu comer e entrar em comunhão com Agodo, logo em seguida todos comeram pelas mãos da Iya Kolaba. Seguiu o Hun Sango, Iyemonja e Oya e um farto feijão gordo fora servido à todos. A Iya Egbé levou um grande bolo onde todos se fartaram, como sempre (rsrs).
Houve um contra tempo entre o Baba Egbé e eu por causa do Oluponã, mais, como sempre, Sango fez a paz reinar, a final de contas, tudo foi muito certo.
Ogan Fábio e o Oluponã foram levar o carrego em um mato bem distante da casa de Asé.
Adejola – Adriele – Alaor – Alessandra - Ana Lucia - André d' Osala – Batista – Bell - Carlos d' Aganju – Claudemir – Daiana – Djanira – Dodo – Érika – Ewerton – Fabiana – Fábio - Fátima d' Osun – Fomo – Gamo – Gislene – Hysadora – Iraci - Isabella d' Ologun-édé – Juan – Jurema – Kelly – Lanna – Lucy – Márcia – Marjone - Mayra Ekejiy – Mykke – Neide – Nononsyi - Oya Dana – Roberta – Senny - Silvia d' Iyemonja – Tolobo – Vladimir - Yolanda

30 DE MAIO DE 2019 – FECHAR AS FOLHAS

As folhas já estavam preparadas na noite anterior e às 14 horas em ponto, iniciou o fechamento das folhas comigo e o Oluponã Carlos d’ Aganju. Folhas fechadas e o ajagbó batido por mim arriado. Função longa terminada.
Asé.






























Postagens mais visitadas deste blog

Olooke, Oloroke, Osun Oke, etc. O Orisa do Monte, das Montanhas

ENTREVISTA DE PAI VALDEMIRO DE SANGO (parte 01)