AKOKO LEEKAN 2019 - ITAN (histórico)


AXE OPO AJAGUNNA 574
AKOKO LEEKAN 2019
ITAN AKOKO LEEKAN 2019
(Histórico do Primeiro Ciclo de 2019)
Dia 04, a primeira sexta-feira do ano foi marcada pelo dia inteiro aonde muito filhos da casa vieram tomar seu banho de omitoro e louvar o Orisa do Sacerdote da Casa “Mogba Klaudio Abdalla” e pedir suas bênçãos.

Dia 09, a primeira quarta-feira após dia 07 (Dia de iniciação da Matriarca “Iya Agba Kaiambura”) onde akaras foram entregues em seu Ojugbo e para seu Esa “Atinsa Oya Tunküé”, feito restritamente pelo Sacerdote do Axe Opo Ajagunna. Esse ano Oya Mésan faz 54 anos e Iya Kaiambura em março completaria 94 anos.

19/01/2019
Por ordem do Merindilogun, a função Akoko Leekan (Primeiro Ciclo) deu inicio no dia 19 de janeiro de 2019, pela madrugada o Oluponã Carlos d’ Sango fora sozinho depois de seus devidos preceitos realizados para dar oferendas às 04 encruzilhadas que rodeiam o Ile Asé e às 06 horas da manhã o hasteamento da bandeira do Ile Asé pelo Atokun Claudemir d’ Osossy, sempre um Omorisa de Osossy fica a hastear a bandeira da casa no inicio das funções.
Seguindo as ordens, o Srº 07 (primeiro Ekurun assentado no Ile Asé) foi o primeiro a ter seu Orosise com a abertura das lobasa’s e do Obi, sendo seguidos por Esu Odará e pelo Esu Iná, todos tendo seu Orosise pelas mãos do Oluponã Carlos d’ Sango.
Em seguida, Mukambo, Alaketo, Esu Ajonan e Ale-Lode (respondendo Meje) em todas as lobasa’s e Obis. Nesse momento Mogba Klaudio partiu a abertura da lobasa e do obi junto a Esu Onã (Esse Esu come única e exclusivamente pelas mãos do sacerdote do Ile Asé). O Gudipé é devidamente lavado, adornado por laços vermelhos e apresentado ao Esu. Depois da devida oferenda, o Mogba Klaudio faz reverências aos 04 cantos do Ile Asé, levando folhas de mamona com o Asé de Onã nesses cantos logo depois do termino das demais aves, o Iybosé arreado nas encruzilhadas que já tiveram seu Oro na madrugada, terminando assim o culto anual dedicado a esse Esu.
Segue o culto aos 03 últimos Esu’s que deveriam ter seus Oro’s nesse ano, Obasyin, Akesan e Esu Agbò (referente à Iyemonja, Ajé Salunga e Olokotun), Esu Agbò negativou com 03 partes fechadas. Mogba Klaudio imaginou que algo na função daria errado, porém nem imaginava que fosse no termino da função, a função de Iyemonja.
Carlos (Oluponã) seguiu para o devido destrinchamento do Gudipé de Onã sendo ensinado pelo Ogan Ewerton d’ Ogun, pois fora seu primeiro Gudipé a ser destrinchado, o mesmo, depois de destrinchar e arrumar toda a pelagem e as carnes assim como as paletas no Ojugbo Onã seguiu para a devida buchada (juntamente com a Iya L’monde Rosana d’ Esu) onde limpou e organizou tudo mandando para a cozinha parta que uma mulher fizesse o Iyanlè. Todos os Iyanlé’s passaram para serem apresentados para Mogba Klaudio onde o mesmo arriava nos devidos assentamentos após resfriarem um pouco.
O restante das farofas e dos bolos de água colocados nos Ojugbo’s de Esu foi despachado na rua junto com água de Wajy e quando o sol se pôs deu-se inicio aos Osé’s dos Igbas Esu.
Todo o carrego devidamente organizado, o Asogun Vladimir junto de um Iyawo foi encarregado da entrega nos seus devidos lugares.
 20/01/2019
Na manhã seguinte, seguiu pelas mãos do Oluponã e do Atokun os Egbó’s na Casa de Asé e no final da tarde, Mogba Klaudio fez o Iybosé (pequeno culto) junto a Baba Egun “Abe”. Ligado ao Orisa Ogun o qual foi encaminhado para uma estrada de terra.
21/01/2019
No final da tarde chegou o momento de fazer Orosise (Iybosé) a Baba Egun Abikure (Olwuaye) e Baba Oro Mi Todo (Iyemonja), os quais foram feitos pelas mãos doe Mogba Klaudio e do Pejigan. O Atokun e o Oluponã levaram todo o carrego para seus destinos e na madrugada foram dar o Oro às moradas de Ogun (Na estrada aberta) onde levaram o Alakoro para prestar reverencia ao Orisa Ogun e de Olwuaye (Morro) levando seu símbolo mestre o Sasara. Ninguém nas ruas, ninguém nos morros, tudo calmo, manso como se o tempo tivesse parado. Viva nossos ancestrais!
22/01/2019
Chegou o dia do Osé Gbiná Ogun. Todos os Igba’s Ogun foram retirados do seu Peji, na frente do Ile Asé foi montada a imensa bacia de ágata onde todas as franjas de Mariwo do ano de 2018 foram queimadas e os ferros de Ogun postos em fogo e depois colocados no Wajy com Gim e no dendê. O tempo fechou, pairou uma brisa fresca, como se fosse chover, mais não choveu, porém, Pai Ogun foi bondoso, pois a brisa levava aquele calor dos corpos do Balogun Pépé Ewerton d’ Ogun e do Ogan Fábio d’ Ogun que iniciaram o Osé quando logo depois a Iya Jitata Rosa e o Baba Elemosó André chegaram para a finalização.
23/01/2019.
O dia dos demais Osé’s, (Iyemonja, Olwuaye, Osumare e Osanyin). Egbomy Lanna, Thais, Rosa, Oya Dana e o Baba Elemosó André junto com o Iyawo Dodo d’ Oya mantiveram o clima harmonioso nos tamanhos Osé’s, muito Igbas para lavar e guardar.
Ao anoitecer, chegou o momento de nascer mais um Iyawo para o Ile Asé, Uma força brilhante e emocionante circundou a todos no Ile Asé quando se deu a incorporação de Juan no Orisa Osossy, momento mágico e lindo naquele balançar de ombros e na expressão de dor no rosto do jovem. Juan nascia nesse dia para o Orisa Osossy.
24/01/2019
Dia dos Egbó’s dos Egbomy’s, entraram nesse dia para os demais igbos, Ogotun Mauricy, Adejola d’ Osumare, Iya Sango Márcia d’ Osun e Fátima de Osun para tomar seu Odun’je. Fora um dia muito cansativo, o calor estava demais e logo após todos os Egbó’s serem levados aos seus devidos lugares de entrega, chegou a hora do imolar o Agutan ao Sango d’ Márcia. Márcia tem Ory Meje (Osun e Sango), e sempre que toma sua obrigação dois Gudipé’s são imolados. Um dos pontos mais lindos desse dia foi o momento onde o Ory do Agutan fora a boca de Sango e logo em seguida, Sango do Oluponã Carlos chegou, mais um Sango a segurar de forma agressiva o Ory Agutan carregando-o até o Ojugbo de Ogun, a final de contas, estamos na função desse “Senhor”.
25/01/2019
Dia do B’Ory dos Egbomy’s... Uma grande chuva caia na baixada santista, muitas chuvas, raios, trovões e relâmpagos a tarde toda que somente cessou as 19 horas, com esse transtorno todo, muitos filhos da casa não tinham como chegar para a função. Tudo transcorreu bem, porém com muitos poucos filhos, mais o importante de tudo foram todos os obis e Orogbo’s abertos. Finalmente o Pejigan junto do Oluponã foram prestar Oro aos Igbas Osala. Às 04 horas da manhã, Milton d’ Osossy e o Oluponã foram levar os carregos nas águas límpidas do poço das Antas em Mongaguá.
26/01/2019 (O Grande Orosise)
Esu, Ogun, Olwuaye, Jagun, Osanyin & Osumare tiveram seus Oro’s assim como Ologun-édé do Ogotun Mauricy e Osumare de Adejola (ambos 30º Ajodun), Osun da Iya Sango Márcia (21º Ajodun) e Osun de Fátima (7º Ajodun). Ainda houve Gudipé ao Ogun do Balogun Pépé Ewerton d’ Ogun e da Iyawo Isabel d’ Osun. O Orosise terminou com o Oro de Ogun Warys, fundador do Axe Opo Ajagunna, sendo esse seu 35º Orosise.
Fora um Oro de proporções imensas, iniciou-se as 14:30 horas da tarde terminando as 23:45 horas da noite. Todo o Iyanlè fora feito pelas Ekejiys Iya Orogbá Djanira d’ Sango e Iyamoro Bell d’ Oya assim como todas as buchadas (08) rigorosamente limpas pela Iya Kolaba Nononsyi e Iya Pépé Mayra. Muitos filhos da casa estiveram presentes no Grande Oro que se iniciou e finalizaram-se em um clima “maravilhosamente agradável”, todos fazendo suas partes, sem necessidade de mando. Um “Oro” simplesmente inesquecível com tanta paz e harmonia de todos.
27.01.2019
O Afejewé de Fátima d’ Osun fez com que o dia terminasse levemente, pois nas primeiras horas da manhã estava ocorrendo o oro “Erankó Mimó” (animal sagrado) com a presença do Atokun Claudemir, Iya Kolaba Nononsyi, Mogba Klaudio executou o sacrifício onde Ologun-édé do Ogotun Mauricy o recebeu em sua cabeça terminando o Oro com ele dançando em meio ao salão principal e abraçando todos os que estavam presentes no salão. Fazia 08 anos desde o ultimo Oro desse animal.
28.01.2019
Um dos dias mais quentes do ano, Mogba Klaudio decidiu deixar para um pouco mais tarde fazer o Oro Nonon do Ile Asé e dos Omorisa’s e Oro Iyemonja dos filhos da casa. Fora um dia calmo e tranquilo com poucos filhos.
29.01.2019
O 35º Odun de Ogun (Esu, Osanyin & Osumare).
Ao meio dia seguiu-se o Oro Iybosé do Fundador da Casa, “Ogun Warys” seguido pelo Iybosé de Agé Jagyn e de Osumare Araka. Momento esse onde se fechou as folhas do Orosise com mais de 100 folhas de mamona. Seguiu-se o Ipade com várias cuias para Esu Ina, uma vez que foram imolados vários Gudipé’s, segue-se o Omorunkó de Juan d’ Osossy e o Presente de Osun da Iya Sango Márcia.
Trataram de arrumar toda a casa para as 20 horas se iniciar o Sire Orisa sendo direcionado pelo Baba Egbé Mykke d’ Ogun.
Casa arrumada, Egbomy’s vestidos seguiu-se a 35ª Festividade ao Orisa Ogun sob o comando do Baba Elemosó André. Candomblé lindo com muitas pessoas e muitos amigos do Axe Opo Ajagunna. O Iyan fora para a sala nos braços do Ogun do Baba Egbé que seguindo a tradição, serviria ou não o inhame: desta vez todo o inhame fora para o Ojugbo Ogun. Segue-se o Hun Esu, Osanyin & Osumare. Uma pequena pausa fora dada, uma vez que o festejo se dá em meio de semana. Às 22 horas fora para o salão principal Ogun, Osun, Ologun-édé. Vários Orisa’s depois dos abraços seguiram para o Sabajy quando Osala da Egbomy Érika teve seu Hun na companhia de Juan d’ Osossy com a finalidade de apresenta-lo ao público.
Depois da entrada de Osala e de Juan para o Sabajy teve o culto de Esu de quartinha com Os Esu’s, Iyemonja e Ogun. Uma Vamunha fora tocada finalizando assim o Odun Ogun e a chamada ao Olugbajé.



























30.01.2019
Todo o carrego de Ogun fora erguido e seguiram seus rumos. Os Omorisa’s deixaram a casa de Asé toda organizada, a final, vinha o 45º Olugbajé na quinta-feira. Nessa quarta-feira dia 30, fora os Egbó’s e o B’Ory da menina Hysadora d’ Iyewa.
31.01.2019
O 45º Odun Olugbajé. Arae Saponon teve seu Orosise ao meio dia com a imolação do Eledé pelo Atokun Claudemir e o Balogun Pépé Ewerton, seguindo o fechamento de folhas de Olwuaye & Nonon e com a festividade às 20 horas. Poucas pessoas, porém em um clima maravilhoso, leve, os Orisa’s felizes embaixo de um calor de 35 graus. Uma das partes de maior emoção no Olugbajé foi à chegada de Nonon da Iya Kolaba para fazer o Sabejé (ritual simbólico) de pedir dinheiro para o Olugbajé do próximo ano.
O carrego do Olugbajé e o Oro Iybosé de Esu Ale fora por volta das 3 horas da manhã. Tudo limpo e organizado. Uma função límpida e harmoniosa.

















01.02.2019
Nesse Dia entraram os Iyawo’s Dodo d’ Oya & Yohan d’ Osala para receberem seu primeiro Ajodun. Seus Egbó’s e B’Ory foram ao entardecer quando o sol se pôs.
02.02.2019
Assim como tudo se iniciou na Banha de Ory, começava a terminar na mesma por conta do Osala recolhido. Iyemonja Sagba do Ile Asé, uma das fundadoras do Asé teve seu Oro Iybosé ao entardecer junto com Oya e Osala dos Iyawo’s recolhidos. Balogun Pépé Ewerton finalizou os sacrifícios aos Orisa’s.
03.02.2019
Dia do encerramento das funções. Dia de paz e entretenimento entre os Omorisa’s da Casa de Asé depois de tantos dias de funções.
O dia começou bem, a temperatura caiu bem, estava uns 28 graus quando as Iyemonja’s saíram para o salão principal para que seus dois Presentes (Ebun’s) fossem carregados, uma para o mar e o outro para o rio. Muitos Orisa’s chegaram às finalizações com o Hun Osala de Yohan. Um clima lindo e festivo de encerramento de tantos dias de funções. Um dos pontos mais fortes da finalização foi à chegada de Sango do Oluponã Carlos d’Aganju o qual se apresentou junto as Iyemonja’s e Osala.
Tudo finalizou com a retirada da Bandeira do Ile Asé ao som de “Ajagunna baba o... Ajagunna...” quando o Mogba Klaudio adentrou ao salão carregando a bandeira do Axe Opo Ajagunna.
Tocaram o Alujá para terminar e naquela madrugada a baixada santista fora assolada por uma terrível chuva que inundou toda a cidade. Mogba Klaudio lembrou-se de que o Esu Agbò (referente à Iyemonja e as águas) tinha negativado, estava ali o problema que inclusive o Axe Opo Ajagunna com fora invadido pelas águas com 45 centímetros de água e barro. Essas águas cobriram todas as tomadas mais baixas da Casa. Nenhum dano foi causado, salvo o barro que adentrou a casa.


Mogba Klaudio Abdalla

































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