PILÃO DE OSALA NO AXE OPO AJAGUNNA 2011
ODUN AWON OMI ORISA N’LA, ODWDWYA, PROCISSÃO DO ALA & BA’LOTYN AJAGUNNA
Calendário dos Orisas Funfun
Teve inicio no dia 10 de março de 2011 no AXE OPO AJAGUNNA do Patriarca MOGBA KLAUDIO o ODUN AWON OMI ORISA N’LA, ODWDWYA, PROCISSÃO DO ALA E PILÃO DE OSALA (Ba’Lotyn), calendário referente às funções dos Orisas Funfun que ocorrem anualmente com o festejo publico anual. O ODUN AWON OMI ORISA N’LA, ODWDWYA E PROCISSÃO DO ALA refere-se à primeira parte das festividades. Esta função reflete aos seguidores da Religião Yoruba a paz, harmonia, o ar que respiramos a atmosfera, e equilíbrio nos caminhos físicos e mentais uma vez que ORISA N’LA & ODWDWYA vem a ser a célula Mater que traz a fraternidade entre todas as espécies. Senhores da Moral, da umidade e do ar, os Orisas Funfun seguem um padrão organizado que tem como propósito tranqüilizar todos os seres humanos. A Primeira parte desta função seria o AWON OMI ORISA N’LA ou ÁGUAS DE OSALA que vem a ser a eterna busca pelo elemento mais simples que há na natureza, “a água”, água que nos limpa, que sacia nossa sede, que nos dá frescor, água esta que segundo a Tradição Yoruba fora negada a um dos Orisas Funfun que quando em visita ao seu filho, fora preso por guardas e levado a prisão por sete anos, após sete anos de seca, fome e miséria, o Rei da cidade consultando Ifà descobriu o pai preso e teve que organizar procissão até o primeiro riacho, o qual estava a quilômetros de distância da cidade para limpar as feridas de seu pai.
A segunda parte da função é ODWDWYA E A PROCISSÃO DO ALA. Odwdwya é a parte feminina que nos dá a vida e o Ala, grande manto branco representa o ar que respiramos.
Aqui no AXE OPO AJAGUNNA há ainda o nosso Réveillon “ANO NOVO RELIGIOSO YORUBA” que aqui no hemisfério sul iniciá-se com a entrada do outono, 20 de março.
Com a entrada do Ano Novo Religioso Yoruba dá-se a Guerra dos Esans (Olorogun Esan) que narra a trajetória de um simples homem “Akinjolè” que transformou a cidade de seu Rei em uma das mais formosas cidades do império Yoruba, a cidade de Ejigbo a qual por ironia do destino não o pertencia, porem ao Governador-General que havia saído em Guerra, deixando Akinjole no poder que após longos anos decidiu tornar-se por conta própria “Governador da Cidade” se autodenominando “OLOJIGBO”, porem o verdadeiro governador voltou e ao ver sua cidade montada de uma infra-instrutora fantástica feita por Akinjolè, decidiu deixar a cidade para Akinjolè ou Olojigbo governar porem antes da colheita do inhame, uma vez ao ano, a cidade de Ejigbo deveria lutar fortemente através de varas imensas com uma segunda cidade até que a primeira gota de sangue caísse ao chão, daí se dá a Guerra das Varas sendo seguida da ultima parte da função o “BA’LOTYN AJAGUNNA” ou Pilão de Osala o qual neste ano deu-se na noite de 26 de março de 2011, momento este onde MOGBA KLAUDIO teve seu 28º ano de iniciação.
Mogba Klaudio e o AXE OPO AJAGUNNA agradecem as ilustres presenças de:
Iyalorisa Dan –
Babalorisa Robson d’ Odé –
Iyalorisa Luiza d’ Osun –
Egbomy Thiago d’ Sango –
Iyalorisa Sueli d’ Osun –
Iya Daniela d’ Oya
Egbomy Marcos d’ Sango
Ogan Fábio
Ekejiy Sara d’ Osala
Ogan Fernando d’ Aiyra
Ogan Rafinha d’ Aiyra
Entre tantas outras pessoas não menos importantes que abrilhantaram ainda mais o Pilão de Osala e meus 28 anos de iniciação.
... e agradecimentos especiais a meus filhos, netos e bisnetos que participaram assiduamente de todas as funções e ao Baba Elemosó André d’ Osala & o Iwin Dunsé Gustavo d’ Osala.
Se sou o que sou hoje
Devo única e exclusivamente a minha ancestralidade
Minha avó Iya Kaiambura (01ª Governante do Axe Opo Ajagunna), minha bisavó Iya Osy Lewa, meu Babalorisa Vivaldo Pires de Carvalho (que me iniciou em novembro de 1982) e Meu Babalorisa Valdemiro da Costa Pinto (Pai Baiano) que me glorificou com suas mãos em meu 07º, 14º e 21º Ajodun.
A Vocês minhas eternas gratidões.