PILÃO DE OSALA NO AXE OPO AJAGUNNA 2011

ODUN AWON OMI ORISA N’LA, ODWDWYA, PROCISSÃO DO ALA & BA’LOTYN AJAGUNNA
Calendário dos Orisas Funfun















         Teve inicio no dia 10 de março de 2011 no AXE OPO AJAGUNNA do Patriarca MOGBA KLAUDIO o ODUN AWON OMI ORISA N’LA, ODWDWYA, PROCISSÃO DO ALA E PILÃO DE OSALA (Ba’Lotyn), calendário referente às funções dos Orisas Funfun que ocorrem anualmente com o festejo publico anual. O ODUN AWON OMI ORISA N’LA, ODWDWYA E PROCISSÃO DO ALA refere-se à primeira parte das festividades. Esta função reflete aos seguidores da Religião Yoruba a paz, harmonia, o ar que respiramos a atmosfera, e equilíbrio nos caminhos físicos e mentais uma vez que ORISA N’LA & ODWDWYA vem a ser a célula Mater que traz a fraternidade entre todas as espécies. Senhores da Moral, da umidade e do ar, os Orisas Funfun seguem um padrão organizado que tem como propósito tranqüilizar todos os seres humanos. A Primeira parte desta função seria o AWON OMI ORISA N’LA ou ÁGUAS DE OSALA que vem a ser a eterna busca pelo elemento mais simples que há na natureza, “a água”, água que nos limpa, que sacia nossa sede, que nos dá frescor, água esta que segundo a Tradição Yoruba fora negada a um dos Orisas Funfun que quando em visita ao seu filho, fora preso por guardas e levado a prisão por sete anos, após sete anos de seca, fome e miséria, o Rei da cidade consultando Ifà descobriu o pai preso e teve que organizar procissão até o primeiro riacho, o qual estava a quilômetros de distância da cidade para limpar as feridas de seu pai.
         A segunda parte da função é ODWDWYA E A PROCISSÃO DO ALA. Odwdwya é a parte feminina que nos dá a vida e o Ala, grande manto branco representa o ar que respiramos.
         Aqui no AXE OPO AJAGUNNA há ainda o nosso Réveillon “ANO NOVO RELIGIOSO YORUBA” que aqui no hemisfério sul iniciá-se com a entrada do outono, 20 de março.
Com a entrada do Ano Novo Religioso Yoruba dá-se a Guerra dos Esans (Olorogun Esan) que narra a trajetória de um simples homem “Akinjolè” que transformou a cidade de seu Rei em uma das mais formosas cidades do império Yoruba, a cidade de Ejigbo a qual por ironia do destino não o pertencia, porem ao Governador-General que havia saído em Guerra, deixando Akinjole no poder que após longos anos decidiu tornar-se por conta própria “Governador da Cidade” se autodenominando “OLOJIGBO”, porem o verdadeiro governador voltou e ao ver sua cidade montada de uma infra-instrutora fantástica feita por Akinjolè, decidiu deixar a cidade para Akinjolè ou Olojigbo governar porem antes da colheita do inhame, uma vez ao ano, a cidade de Ejigbo deveria lutar fortemente através de varas imensas com uma segunda cidade até que a primeira gota de sangue caísse ao chão, daí se dá a Guerra das Varas sendo seguida da ultima parte da função o “BA’LOTYN AJAGUNNA” ou Pilão de Osala o qual neste ano deu-se na noite de 26 de março de 2011, momento este onde MOGBA KLAUDIO teve seu 28º ano de iniciação.
Mogba Klaudio e o AXE OPO AJAGUNNA agradecem as ilustres presenças de:
*   Iyalorisa Dan –
*   Babalorisa Robson d’ Odé –
*   Iyalorisa Luiza d’ Osun –
*   Egbomy Thiago d’ Sango –
*   Iyalorisa Sueli d’ Osun –
*   Iya Daniela d’ Oya
*   Egbomy Marcos d’ Sango
*   Ogan Fábio
*   Ekejiy Sara d’ Osala
*   Ogan Fernando d’ Aiyra
*   Ogan Rafinha d’ Aiyra
*   Entre tantas outras pessoas não menos importantes que abrilhantaram ainda mais o Pilão de Osala e meus 28 anos de iniciação.
... e agradecimentos especiais a meus filhos, netos e bisnetos que participaram assiduamente de todas as funções e ao Baba Elemosó André d’ Osala & o Iwin Dunsé Gustavo d’ Osala.
Se sou o que sou hoje
Devo única e exclusivamente a minha ancestralidade
Minha avó Iya Kaiambura (01ª Governante do Axe Opo Ajagunna), minha bisavó Iya Osy Lewa, meu Babalorisa Vivaldo Pires de Carvalho (que me iniciou em novembro de 1982) e Meu Babalorisa Valdemiro da Costa Pinto (Pai Baiano) que me glorificou com suas mãos em meu 07º, 14º e 21º Ajodun.
A Vocês  minhas eternas gratidões.

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