Postagens

Mostrando postagens de julho, 2009

HOMENAGENS A IYALORISA KAIAMBURA - Restrito aos Omorisas

Imagem
Em forma privativa aos Omorisas e netos do Asé, ocorreu na noite de 30 de julho de 2009 as finalizações das funções referentes ao mês de homenagens a Matriarca do AXE OPO AJAGUNNA, A “IYALORISA KAIAMBURA”, momento este onde ainda ocorreu: 25º Ajodun do Ahoun Osun Willians d’ Yeye Kare 25º Ajodun da Otun Oloya Joana d’ Iygbale Iku N’Ita 01º Ajodun de Guilherme d’ Sango Confirmação da Ekejyi Mayra d’ Oya & Simone d’ Osala Iniciação de Gisleine d’ Oba. Em meio as festividades da Matriarca Iyalorisa Kaiambura, seu primeiro iniciado ao Orisa Oya “Babalorisa Pedro” recebeu o titulo de Baba Oloya e também recebeu cargo no Asé o Babalorisa Djalma d’ Yeye Kare.

MÊS DE HOMENAGENS A IYALORISA KAIAMBURA

Imagem
--> Iniciou-se na noite de 07 de julho o arremate de Asese da Iyalorisa Kaiambura. Seguindo o mês de homenagens a Matriarca do AXE OPO AJAGUNNA na noite de 18 para 19 de julho ocorreu o Orosise de Egun-Agba (popularmente chamado de “Mariazinha”). Sempre seguindo como função privativa aos Omorisas do Asé e Clientes, o Oro transcorreu em um clima de paz, fé e harmonia terminando a função com o Oro Iya Mi N’la e Ale-Lode após o Ipade Odun Iku. Awre!

AMALÁ D' SANGO AGODO SALUGBA 27/junho/09

IYEPETÉ OSUN & OLOGUN-ÉDÉ – 23/ maio/ 2209

-->

40º AJODUN DO BABALORISA PEDRO D' OYA

Imagem
Ocorreu na noite de 04 de julho de 2009 no ILE OYA MESAN ASE SANGO OLOKETY o 40º Ajodun do Babalorisa Pedro d' Oya Imgbè a primeira Oya da Matriarca do AXE OPO AJAGUNNA Iyalorisa Kaiambura (Im Memorian) A festividade contou com vários nomes ilustres da religião Yoruba, entre eles a Iyalorisa Lia d' Oya, Joana d' Oya e a Egbomy Lila d' Sango assim como vários titulares do Axe Opo Ajagunna, a cerimonia fora conduzida por "MOGBA KLAUDIO" atual Babalorisa de Pedro d' Oya AWRE!